Friday, December 8, 2006

Como virar português em breves lições

Acho que um objetivo a ser atingindo ao morar na Europa é não ser confundido com turista. Se olharem pra você e acharem que é turista, os preços aumentam, os ladrões crescem os olhos, os taxistas dão uma voltinhas a mais e por aí vai. Tirando o Tato, qua anda com a máquina fotográfica pendurada no pescoço, passo algumas dicas pra quem quiser vir até Portugal e se passar de nativo.

Aprenda o idioma. Pois é, dizem que falamos o mesmo idioma no Brasil e em Portugal, mas é mentira. Terás de aprender a conjugar todos os verbos na pessoa e no tempo certo. Usarás termos como queres? estás? etc. Além disso, abra a boca o menos possível para falar e fale bem rápido

Fale palavrão. Mas fale muito palavrão mesmo, ó caralho. Foooooooda-se, é pra falar tudo aquilo que você não falaria pros seus pais, e é pra falar em qualquer lugar, sem dó. Quando encontrar alguém na rua, não se acanhe em perguntar: E aí, como é essa merda, caralho?

Desaprenda a dirigir. Se, por acaso, arranjar um carro para dirigir durante sua estadia em terreno português, esqueça tudo o que você aprendeu na escola. Aliás, não diga dirigir, diga que sabes conduzir. E faça tudo errado, desrespeite sinais, não dê seta, corra bastante. Qualquer sinal de aviso para outro motorista pode te entregar como "o turista". Mas sempre pare entes da faixa de pedestres.

Beba. Beba muito. Acho que é a lição mais fácil desse manual, em cerca de dois dias já estava adaptado ao modus bebendi dos nativos. Mas beba a qualquer hora. Suquinho, guaranazinho no almoço? Puta coisa de bicha. Ou de turista. Portuga que é portuga pede um prato pra comer e uma taça de vinho pra beber. Ou uma cerveja. Mas coca-cola é coisa de míudos. Ou de bicha. Ou pior, de turista.

Seja fechado. Por mais que morra de vontade de cumprimentar alguém que conheceu recentemente, segure a onda, respire fundo e passe como se não fosse ninguém. Além de correr o risco de ficar no vácuo, seria logo reconhecido como em estranho. Atenha-se a cumprimentar as pessoas que você já viu mais de 70 vezes, só pra ter certeza.

Saiba tudo sobre qualquer coisa: Em uma discussão é sempre bom você dominar pelo menos um ou dois termos sobre o assunto. Se o papo é sobre armas, saber um ou dois nomes como AK 47 ou Beretta .9mm já te dá crédito suficiente pra discutir durante uma noite inteira sobre o problema da violência, o desarmamento e o tráfico de armas. E quando a discussão apertar e você tiver todos os seus argumentos rebatidos, utilize a senha "Desculpa lá" e recomece a discussão partindo de seu argumento incial.

Desculpa lá, mas por enquanto é isso, oh pá!

3 comments:

Fecespedes said...

FODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA-SE! TRISTÃO PANELEIRO! CABRÃO DE MERDA!

Bigode said...

Paneleiro é o seu pai. Que além disso é um azeiteiro de merda....

Queres mais?


Abraço!

Tato Carbonaro said...

Puta que pariu, vao ficar se xingando Caralho? Vai se fuder, porra!!!